Tradições de Natal na Dinamarca, v.1

Em Portugal diz-se Natal, em inglês Christmas, na Dinamarca chama-se Jul. O Jul é uma época muito celebrada na Dinamarca, mesmo num contexto em que a religião não tem uma presença tão forte. É tempo de estar com a família no aconchego do lar e praticar as várias (dezenas) de pequenas tradições e costumes que se iniciam por vezes no fim de Novembro.

Calendários do Advento

kalender
Calendário Luterano com cenas religiosas

Os típicos calendários de chocolates que hoje se encontram em todos os supermercados têm origem na igreja Luterana alemã e remontam ao século XIX. Aliás, nada tinham a ver com chocolate.

Isto para introduzir uma grande tradição de Natal na Dinamarca: os adventskalender surgem de todas as formas possíveis e imaginárias –  de chocolates, de chocolates gigantes, de brindes e bugigangas, de produtos de beleza, de whiskeys, enfim. Ou pode optar-se por construir o seu próprio, uma vez que as lojas também oferecem uma panóplia alargada de saquinhos e caixinhas numeradas de 1 a 24. É impressionante ver a imaginação e variedade das diferentes marcas e lojas, mas o que é certo é que é uma tradição que cobre todas as idades e reúne a família.

Cá por casa decidi criar o meu próprio de raiz (dada a afluência de caixas do IKEA por aqui). Chocolates, prendas personalizadas, acessórios de pastelaria, um pouco de tudo para fazer o meu namorado guloso ainda mais feliz todos os dias.

Anúncios

2 comentários sobre “Tradições de Natal na Dinamarca, v.1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s