Camas e edredões

Como era de esperar, quando cheguei à Dinamarca enfrentei o desafio de mobilar uma casa para dois, o que incluiu as temidas viagens ao IKEA com o mais-que-tudo. Há quem diga que esse pode ser o derradeiro teste a uma relação (e à paciência de um homem), mas felizmente tudo correu tranquilamente (-ish).

Houve, no entanto, coisas que despertaram a minha curiosidade pelas diferenças em relação a Portugal (e certamente outros países). Uma delas foi as camas. Algo tão universal e comum revelou-se bastante diferente: enquanto pelo sul se utiliza uma cama com estrado madrase colchão por cima, por cá usa-se os boxmadras (colchão em caixa + pernas) que faz um tudo-em-um sólido e de difícil transporte. Por esta razão, é também comum que as camas de casal sejam duas camas de solteiro juntas (imagina agora subir 3 andares de escadas com uma cama de casal às costas). Claro que utilizei toda a influência e poder feminino para tomarmos a opção mais estranha na Dinamarca, o que me poupou alguns esforços e dores de costas. Também não me agradava muito a ideia de acordar algures afundada no meio da cama, em posições que nada abonariam para a coluna cervical, devido a ter dois colchões.

Outra coisa interessante é o uso de várias camadas de colchões: para além do colchão base, usa-se o topmadras (colchão com capa amovível, ca. 5 cm) para facilitar a limpeza, e por vezes ainda um fino acolchoado sob os lençóis. Ora aqui rendo-me: faz todo o sentido usar uma camada que consegues enfiar na máquina de lavar uma vez por outra, quando o rei faz anos.

Mas no meio disto tudo, o que me intrigou mais foi o comum uso de dois edredões individuais em vez de um, pelo que, mais uma vez, protestei. Onde está a magia de ter um homem a acordar a meio da noite cheio de frio, porque a namorada sequestra as cobertas durante o sono? E a conchinha? E o forno holandês?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s