Como é o Natal de uma família Dinamarquesa?

Finalmente chegou. O tão aguardado dia, ou melhor, dias de Natal. A Consoada é o momento em família mais aguardado de toda a época, repleta de pequenas tradições e pratos especiais. E nos restantes dias (sim, porque o Natal se estende até ao dia 26 de Dezembro) o importante é aproveitar a vida.

No 24 de Dezembro, apesar de não ser feriado, maior parte das pessoas estão focadas nos últimos preparativos para apreciar a noite em família. Disse noite? Calma, maior parte das famílias encontram-se a meio da tarde e jantam às 18h, o que significa que se tivesses de esperar pela meia-noite para abrir os presentes haveria provavelmente umas sestas pelo meio e seria necessária uma segunda mesa de mostras gastronómicas.

julemadA mesa da Consoada é farta, e com uma grande variedade de carnes deliciosas, como por exemplo pato recheado e flæskesteg (na fotografia). Outras coisas como as salsichas frescas de nome medister, rolo de fiambre fumado, couve roxa, batatas com molho doce, molho castanho, e muitas outras delícias.

A sobremesa é algo muito especial: Ris à la mandebasicamente um arroz-doce com pedaços de amêndoa e natas, e cerejas em calda por cima. Especial pela tradição que envolve: algures na taça está uma amêndoa inteira; quem encontrar a amêndoa recebe um presente. Duplamente delicioso!

Surpreendeu-me o facto de vinho do Porto ser uma presença quase obrigatória na mesa após o jantar. Para além disso, é um presente muito comum e apreciado, pelo que encontro variadíssimas marcas e tipos à venda no mais comum dos supermercados.

sangChega a hora de reunir a família junto da árvore de Natal. Ainda existem famílias que celebram o Natal com uma tradição de origem religiosa: cantar canções de Natal à roda da árvore. Depois deste momento (que se pode tornar bastante divertido, especialmente com crianças ou adultos disparatados), distribuem-se os presentes.

Tak for mad, tak for gaven, tak for i dag, e assim se passou uma muito agradável primeira Consoada na Dinamarca.

Os dias 25 e 26 são em geral outro dia para reunir a família, desta vez ao almoço. Mais uma dose extraordinária de comida e hygge, pois nada está aberto para fazer compras (nem mesmo alguns dos maiores supermercados). No entanto, sair à noite no dia 25 tornou-se um hábito para as camadas mais jovens, que se juntam para jantares em casas de amigos e beber (muito). Faz sentido, visto que no dia 26 podem ressacar o dia todo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s